Para visualizar este site, favor habilitar o JavaScript no seu navegador.

Solange de Aragão

Solange de Aragão

Solange Moura Lima de Aragão nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais.
É arquiteta e urbanista, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde cursou também o mestrado e o doutorado. Fez um pós-doutorado pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e outro pós-doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Durante o primeiro pós-doutorado, ministrou uma disciplina junto ao curso de pós-graduação em História Econômica da FFLCH-USP ao lado da Profa. Dra. Raquel Glazer.
Vencedora do 2o Concurso Nacional de Ensaios da Fundação Gilberto Freire, com a obra Ensaio sobre o jardim, teve seu trabalho publicado no ano seguinte (2008) pela Editora Global. Nesse mesmo ano, em 2007, lecionou no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente.
Participou como palestrante em dois eventos internacionais: o International Seminar on Urban Form (Trani – Itália, 2003) e o Deuxième Congrès Francophone d’Histoire de la Construction (Lyon – França, 2014).
Publicou mais de vinte artigos em periódicos nacionais e participou de três antologias: Palavras de Poetas: antologia IV (Physis, São Paulo: 1995), Crônicas: São Paulo 450 Anos (Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, São Paulo: BMA, 2004) e Mil poemas para Gonçalves Dias (Dilercy Aragão Adler e Leopoldo Gil Dulcio Vaz (orgs.). São Luís do Maranhão: EDUFMA, 2013).
É autora dos livros Ensaio sobre o Jardim (Global, 2008), Saudades de BH (Plêiade, 2008), No interior do quarteirão – um estudo sobre as vilas da cidade de São Paulo (Annablume, 2010), Ensaio sobre a casa brasileira do século XIX (Edgard Blucher, 2011), Poesia da vida inteira – ou quase isto (Intermeios Cultural, 2012) e Marca d’água (Intermeios, 2014). Organizou a obra São Paulo: História, Memória e Construção (Paco Editorial, 2015) e, em parceria com o Prof. Dr. Euler Sandeville Júnior, escreveu Poética Tropical (Alameda, 2019).
É professora doutora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) em São Paulo.

Filtrar por categoria: