Para visualizar este site, favor habilitar o JavaScript no seu navegador.

Helena Ventura Pereira

Helena Ventura Pereira

Maria Helena Ventura nasceu em Coimbra, mas vive há trinta e cinco anos no concelho de Cascais. Fez licenciatura e mestrado em diferentes áreas das Ciências Sociais (Universidade Técnica de Lisboa, antiga designação, hoje Universidade de Lisboa).
Ainda muito jovem colaborou na página literária do jornal República, dirigida então por Urbano Tavares Rodrigues que viria a prefaciar um livro seu: Não Te Deixes Morrer. Fez jornalismo, investigação, docência, formação de jovens (em Cascais) e de professores (no centro do país). Certificada na área da Sociologia pelo Conselho Científico da Formação Contínua.
Colaborou em quatro antologias poéticas portuguesas e uma da Bristol Banner Books, coordenada por Grace A. Adele. Tem artigos dispersos por publicações já extintas: Mosaicos Revista, jornal A Capital, Poetas & Trovadores, Sol XXI, Entre Letras, e ainda pela revista da galeria Verney (Câmara Municipal de Oeiras) e pelos jornais brasileiros O Dia e Meio Norte.
É membro da Associação Portuguesa de Escritores, Sociedade de Geografia de Lisboa (chegou a ser vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais) e da International Writers and Artists Association.
Tem títulos publicados como Helena Ventura Pereira nas áreas da Sociologia da Educação e da Cultura, mas a escrita literária e a investigação para esse trabalho são hoje a sua prioridade.

Títulos publicados
Poesia
Pedras Lapidadas
Palavras Sem Algemas
As Armas Desarmadas do Silêncio
Curriculum
Inominável Corpo Desnudado
Intertexto Submerso
Pedra de Sol
Ficção
Mar Mulher
A Esposa do “Rei” Artur
O Deus que Guarda o Escritor
Não te Deixes Morrer
A Musa de Camões - romance histórico
Afonso o Conquistador - romance histórico
Onde Vais Isabel – romance histórico
Um Homem Só – romance histórico
Cidadão Orson Welles
Desculpe Sr. Nobel
Conheces Sancho - romance histórico
Minha Irmã Luísa Todi - romance biográfico sobre a cantora lírica portuguesa mais conhecida de todos os tempos
Literatura infantil
Dona Lua, com ilustrações de Marta Neto

Filtrar por categoria: